CRISMAR

O PAI ESCOLHE, O FILHO CHAMA, E O ESPÍRITO ENVIA...

ORAÇÃO


Espírito Criador! Com o Pai fazeis fecundo O solo imenso do mundo, Pra nos dar trigo e flor.Bendito sois noite e dia Por tão grande doação.Fonte sem fim de alegria, São matérias pro nosso pão.

Espírito Criador! Foi dom de vossa bondade Encher-nos de habilidade, Pro trabalho, Senhor.Com o Pai Vós sois bendito, Porque dais à nossa mão,Com poder que é quase infinito, Continuar a Criação.

Espírito Criador! Bendito sempre sejais, Por tudo isso; e bem mais, Pelo imenso dom do Amor. Pela força no terreno, Pelo dom de fazer pão, Por esse impulso sereno Pra nos pôr em comunhão.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Catequese: Família berço do amor de Deus!

Quando da infinita sabedoria foi criado o homem, Deus não o fez sozinho, deu-lhe a mulher por companheira, e a ambos a missão de procriar. A família não é uma instituição social, senão, uma ordem sagrada nascida no coração generoso de Deus. Temos famílias de muitos modos hoje, formada por mãe e filhos, de pai e filhos, de filhos sem pais, de pais sem filhos, não deixam de ser famílias, não porque Deus as sonhou assim, mas porque o mundo as fez assim. Vejo muitos filhos lamentarem a ausência de seus pais, e muitos pais chorarem a ausência de seus filhos, vejo irmãos sem ninguém para partilhar nem a alegria, nem a dor. E o que separam essas famílias? O Egoísmo, a ganância, a vaidade, o orgulho, a irresponsabilidade, o DESAMOR!
Ouvi alguém dizer que somente três coisas são capazes de preencher o homem: o Amor, o Pão, e o Vinho -três dimensões de nossa fé. Penso que temos esquecido dessa verdade, e substituímos a vivência do amor pela ganância. Pais que trabalham demais, filhos educados pelo mundo; Filhos ausentes, pais solitários, irmãos separados. Falta fé e sobra prepotência, falta amor e sobra desculpas."
Estamos no tempo do Natal, e refletimos com muito amor sobre a família de Nazaré: José, Maria, Jesus. O exemplo de José - que não abandonou Maria grávida de um filho que "não" era seu - serve de exemplo a muitos homens do nosso tempo. Isso é a conduta de um Justo, temente a Deus, de um verdadeiro Homem. Maria que aceitou ser mãe, mesmo sem saber como seria isto, deve envergonhar muitas mulheres que abandonam seus filhos, quando não - no ato mais cruel- lhes tiram a vida. E Jesus, filho muito obediente, faz-se irmão de todos os homens, que não sendo dignos de elevar-se à condição de Deus, o próprio Deus-Filho encarnado, amando, fez-se homem, resgatando para a humanidade a sublime condição de filhos de Deus e Irmãos em Cristo! E Jesus não nos deixou órfãos de Mãe: "Mulher, eis aí o seu filho ... Eis aí sua Mãe".
Lembremos que o Próprio Deus é uma família formada pelo Pai, Pelo Filho, e Pelo Espírito, que sendo três são um só: a Trindade Santa. Lembro-me que o Padre Inácio, um dia, dizia-nos sobre o significado dos números na Bíblia, e ele explicava que o três era o número mais perfeito, porque não podemos formar uma figura com um, nem com dois pontos, mas, com três pontos se é capaz de formar uma figura: um triângulo. Sou a favor dos triângulos amorosos, desde de que formado por três pontos desta maneira: na base- o homem e a mulher, que ligados pelo mesmo amor se ligam ao terceiro ponto: Deus! E que no interior deste triângulo possam nascer filhos muito amados protejidos pela forte muralha que é o amor.
Nós acreditamos na família Cristã, como berços da vida, como igreja doméstica, como esperança de um mundo mais fraterno.
Não existem famílias perfeitas, existem famílias que se amam!!!
Celebrem o Natal com suas famílias, façam renascer junto ao Menino Jesus, o amor que Deus confia em nós!!!!
(esta catequese quero dedicar à nossa querida catequista Luciene, mãe de nossa linda Vitória (Luzinha) que soube acolher com muito amor a responsabilidade da família que Deus lhe confiou)
Leninha

Nenhum comentário: