CRISMAR

O PAI ESCOLHE, O FILHO CHAMA, E O ESPÍRITO ENVIA...

ORAÇÃO


Espírito Criador! Com o Pai fazeis fecundo O solo imenso do mundo, Pra nos dar trigo e flor.Bendito sois noite e dia Por tão grande doação.Fonte sem fim de alegria, São matérias pro nosso pão.

Espírito Criador! Foi dom de vossa bondade Encher-nos de habilidade, Pro trabalho, Senhor.Com o Pai Vós sois bendito, Porque dais à nossa mão,Com poder que é quase infinito, Continuar a Criação.

Espírito Criador! Bendito sempre sejais, Por tudo isso; e bem mais, Pelo imenso dom do Amor. Pela força no terreno, Pelo dom de fazer pão, Por esse impulso sereno Pra nos pôr em comunhão.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ORAÇÃO



Senhor, agradeço-te pelo ano que termina.
Agradeço-te porque me permitiu viver!
Agradeço pelo amor que senti,
Pelas dores que me ensinou,
Pelas coisas que construí.
Agradeço-te por cada um de meus irmãos;
Pela misericórdia com que Tu me tratastes,
Pelo perdão doei.
Agradeço-te pela natureza, casa que me abriga e conforta;
Agradeço-te pelo Teu Amor!

Obrigado Senhor, pelo ano que começa:
Obrigado pelas conquistas que terei,
Pelos sonhos que realizarei,
Obrigado pelo amor, pela paz e pela saúde que me darás,
Obrigado pelas pessoas que encontrarei, que reencontrarei;
Obrigado por tua providência,
Obrigado pela luz e pela força com que me presenteias todos os dias!

Obrigado Senhor, tão somente Obrigado...

Desejamos a todos um Novo Ano Feliz, com muita Luz! Deus Pai de todas as criaturas realize os melhores desejos de seus corações!!!




FELIZ 2009!!!!!!!!







domingo, 21 de dezembro de 2008

"Glória a Deus nas Alturas e paz na terra aos homens de Boa Vontade!"
Nós da Pastoral do Crisma desejamos a todos os acompanhantes e leitores deste blog um Feliz Natal. Que o Menino Jesus possa abençoá-los, e Que a paz e o amor brotem em seus corações, trazendo um ano novo cheio de muitas alegrias e realizações!!!
Feliz Natal!!!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Catequese: Família berço do amor de Deus!

Quando da infinita sabedoria foi criado o homem, Deus não o fez sozinho, deu-lhe a mulher por companheira, e a ambos a missão de procriar. A família não é uma instituição social, senão, uma ordem sagrada nascida no coração generoso de Deus. Temos famílias de muitos modos hoje, formada por mãe e filhos, de pai e filhos, de filhos sem pais, de pais sem filhos, não deixam de ser famílias, não porque Deus as sonhou assim, mas porque o mundo as fez assim. Vejo muitos filhos lamentarem a ausência de seus pais, e muitos pais chorarem a ausência de seus filhos, vejo irmãos sem ninguém para partilhar nem a alegria, nem a dor. E o que separam essas famílias? O Egoísmo, a ganância, a vaidade, o orgulho, a irresponsabilidade, o DESAMOR!
Ouvi alguém dizer que somente três coisas são capazes de preencher o homem: o Amor, o Pão, e o Vinho -três dimensões de nossa fé. Penso que temos esquecido dessa verdade, e substituímos a vivência do amor pela ganância. Pais que trabalham demais, filhos educados pelo mundo; Filhos ausentes, pais solitários, irmãos separados. Falta fé e sobra prepotência, falta amor e sobra desculpas."
Estamos no tempo do Natal, e refletimos com muito amor sobre a família de Nazaré: José, Maria, Jesus. O exemplo de José - que não abandonou Maria grávida de um filho que "não" era seu - serve de exemplo a muitos homens do nosso tempo. Isso é a conduta de um Justo, temente a Deus, de um verdadeiro Homem. Maria que aceitou ser mãe, mesmo sem saber como seria isto, deve envergonhar muitas mulheres que abandonam seus filhos, quando não - no ato mais cruel- lhes tiram a vida. E Jesus, filho muito obediente, faz-se irmão de todos os homens, que não sendo dignos de elevar-se à condição de Deus, o próprio Deus-Filho encarnado, amando, fez-se homem, resgatando para a humanidade a sublime condição de filhos de Deus e Irmãos em Cristo! E Jesus não nos deixou órfãos de Mãe: "Mulher, eis aí o seu filho ... Eis aí sua Mãe".
Lembremos que o Próprio Deus é uma família formada pelo Pai, Pelo Filho, e Pelo Espírito, que sendo três são um só: a Trindade Santa. Lembro-me que o Padre Inácio, um dia, dizia-nos sobre o significado dos números na Bíblia, e ele explicava que o três era o número mais perfeito, porque não podemos formar uma figura com um, nem com dois pontos, mas, com três pontos se é capaz de formar uma figura: um triângulo. Sou a favor dos triângulos amorosos, desde de que formado por três pontos desta maneira: na base- o homem e a mulher, que ligados pelo mesmo amor se ligam ao terceiro ponto: Deus! E que no interior deste triângulo possam nascer filhos muito amados protejidos pela forte muralha que é o amor.
Nós acreditamos na família Cristã, como berços da vida, como igreja doméstica, como esperança de um mundo mais fraterno.
Não existem famílias perfeitas, existem famílias que se amam!!!
Celebrem o Natal com suas famílias, façam renascer junto ao Menino Jesus, o amor que Deus confia em nós!!!!
(esta catequese quero dedicar à nossa querida catequista Luciene, mãe de nossa linda Vitória (Luzinha) que soube acolher com muito amor a responsabilidade da família que Deus lhe confiou)
Leninha

Oração Pelas Famílias - CF 1994

Nós vos louvamos, Senhor nosso Deus, porque sois a fonte da vida e nos criastes para viver em comunhão na família, na comunidade e na sociedade.
Abençoai as famílias Senhor!
Fizeste o mundo para ser a casa de todos. Ajudai-nos a transformá-lo para que realizemos vosso projeto de vida familiar e convivência fraterna.
Abençoai as famílias Senhor!
Fazei que a exemplo da Família de Nazaré, nossas famílias vivam o amor, cresçam na fé, no perdão e na oração.
Abençoai as famílias Senhor!
Ajudai-nos a lutar juntos para que todas as famílias tenham casa, comida, escola, trabalho e saúde.
Abençoai as famílias Senhor!
Nós vos bendizemos pela missão da família, de ser a casa de amor e da ternura, do diálogo e da fraternidade, da acolhida e da justiça, da partilha do pão para todos!
(CF 1994 - Fraternidade e a Família)

Dinâmica

Suponhamos que você foi sequestrado e não sabe o que farão com você, foi-lhe permitido escrever uma carta para a sua família. O que você escreveria?
- Mãe, senta aí que a notícia é forte. Fui sequestrado, não sei porque, só sei que por dinheiro não foi porque nem temos tanto assim, talvez seja alguém que não gostava de mim, ou alguém da família. Mas tá tudo bem, não se preocupe. Só quero dizer que se eu não voltar a vê-los mais, que eu amo todos vocês e que não fiquem tristes pois se eu partir, logo, logo estarei com meu Pai no paraíso esperando por vocês para nos reunirmos novamente e desta vez para sempre
Amo vocês...
Higor Bruno Veloso de Oliveira
...
- Querida família
Oi família, estou em um momento difícil, pois não sei se voltarei a ver vocês outra vez. Me sinto só, com medo e em apuros. Mais do que nunca gostaria de estar com você mãe, recebendo os seus carinhos e o seu amor. Queria estar com o pai, assistindo o nosso maravilhoso cruzeiro jogar, conversando e recebendo conselhos. Queria estar com vocês irmãos me divertindo, conversando, e quem sabe até alguma briguinha por causa do PC. Mesmo não tendo a certeza que verei vocês algum dia, quero agradecer pelo amor que me deram e o respeito com minha diferença e que eu amo todos vocês!
Bruno Franklin Cardoso
...
- Minha família
Eu escrevo esta carta pedindo ajuda porque fui sequestrado. Pelo amor de Deus me tira dessa situação crítica. Eu sei com minha irmã não dá certo a relação, mas eu sei que tenho capacidade de mudar e voltar a conversar, e ser uma verdadeira família.
Danilo Souza Soares
...
- Bem, não sei se voltarei a vê-los, então, só tenho que pedir desculpas por ter sido como fui, sei que para alguns fui uma boa pessoa, para outros, nem tanto. Só tenho a agradecer a minha mãe por tudo que ela fez por mim, mesmo com brigas e muitas diferenças às vezes. Ao meu pai, também só tenho a agradecer. Se tiver a oportunidade de revê-los pediria mais para pensarem mais em minhas atitudes e nas minhas decisões, aos meus irmãos não tenho tanto assim a agradecer, e sim pedir desculpas pelas oras ou intrigas, e que sei que fui insuportável. Enfim, só queria que todos me compreendessem mais...
Beijos!
Fernanda Martins de Souza
...
- Fui sequestrado e não sei o que vão fazer comigo, por favor tente me ajudar, mas não se apavore por enquanto estou bem. Se caso eu não ver mais vocês fiquem sabendo que são tudo pra mim, desculpe e obrigadopor serem o que são. vou procurar ser forte pra aguentar as coisas aqui, espero dar tudo certo, para que eu possa vêlos novamente...
Beijo, amo vocês!
Bruno Rodrigues
...
-Gente, me ajudem, fui sequestrado e não tenho como escapar, portanto, façam algo para me libertar, pois, eu só posso contar com vocês, e eu quero poder abraçar mamãe e todos vocês, inclusive papai que já faz tempo que eu não faço isso com ele, e só nesta situação eu fui perceber o quanto vocês são importantes pra mim, mesmo quando estamos desentendidos ou distantes e até mesmo imparciais. Eu amo todos vocês. Caso eu não saia dessa situação eu peço que lembrem de mim toda vez que houver algum conflito, porque como vocês mesmo dizem eu sou muito tranquilo e não consigo ficar mal com ninguém, e quero que vocês ajam também dessa forma.
Mas eu quero sair daqui: Então anda logo e me ajudem
Helmer Ézion Silva Souza

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Olhando para nós mesmos...


"Às vezes toda sabedoria demonstrada no fazer, acaba se tornando o que já era: Imaturidade e ingenuidade de quem sabe fazer, mas não sabe assumir aquilo que fez...""...

"...O que preciso é de um coração puro para saber que não me compete arvorar-me em juiz dos outros. Se for puro saberei amar com paciência até que, aqueles que eu amo, entendam que os quero inteiros para si mesmos e para Deus. Isto e tão somente isto. Que o Bom Deus me dê esta pureza! Com ela jamais pisarei em quem quer que seja! "

Trechos retirados do livro "Um Coração que Seja Puro" de Pe. Zezinho

UM DIA SEREI ALGUÉM

Serei alguém enquanto não tratar os outros como coisa,
Serei humano enquanto não justificar a violência armada,
Serei certeza enquanto não me acostumar com a mentira,
Serei verdade enquanto não me contentar com a minha versão dos fatos,
Serei perdão até o dia em que desejar o mal para os meus opressores,
Serei inocência até a hora em que deixar a malícia guiar minhas atitudes,
Serei força enquanto confiar menos em minhas capacidades e mais em Deus,
Serei Santo até o dia em que me acostumar com o pecado,
Serei Cristão até o dia em que reduzir Jesus Cristo a um mero reformador de costumes negando-Lhe a condição de Filho de Deus.
Serei eu mesmo enquanto não negar aos outros o direito de ser quem são!

"Trechos retirados do livro "Um Coração que Seja Puro" de Pe. Zezinho-SCJ

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Meus Queridos...

Penso que Deus permite que pessoas passem por nossa vida, algumas são verdadeiras dádivas celestiais. Ele nos dá a liberdade de escolhermos o que consideramos melhor para nós, mas, isso não quer dizer que não possamos entregar a Deus a nossa escolha, afinal, sempre rezamos "Seja feito a Vossa vontade". Contudo, envolvermos alguém em nossa vida exige de nós uma atitude de profundo amor e respeito. Nós, seguidores de Cristo, temos que ser pessoas muito verdadeiras no que vivemos e no que sentimos, capazes de dar e receber amor. Existem pessoas que saíram muito, muito machucadas, feridas de morte, porque alguém achou engraçado brincar com os seus sentimentos, atitudes egoístas de pessoas que não compreendem o que é amar, pensam que o amor é algo que deve estar a serviço de si mesmo, quando "amar é sair de si e ir ao encontro do outro". E quantas coisas ruins advém daí: Frustração, tristeza, desesperança, depressão, pessoas mergulhadas no silêncio e numa profunda dor, quantos sonhos perdidos... E como já dizia Saint Exupéry, "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Não podemos tratar os outros como coisa que nos satisfaça, cada um de nós é um filho muito amado de Deus, é alguém muito precioso, de quem o Pai não descuida. Todos queremos ser felizes, então devemos amar o outro como gostaríamos de ser amados, só devemos ir ao encontro do outro se a verdade do amor em nosso coração suplantar o nosso egoísmo. E muita coisas boas advém disto: o encontro, o carinho, a partilha, o próprio amor, uma união feliz. Sendo de Deus, ou nossa a escolha, a verdade é que devemos "intentar no outro o amor como em mim mesmo" (me desculpe o autor desta frase, usei-a sem autorização). É isto meus irmãos, como quis mostrar o filme a "Volta do Todo Poderoso" uma Atitude Real de Amor e Carinho (ARCA) é capaz de mudar o mundo. Assistam este filme e leiam o livro O Pequeno Príncipe, que NÃO se trata de um livro para crianças é na verdade uma parábola para adultos, e nisso tem plena razão o seu autor. Espero que isso ajude-os a compreender nossa última catequese. Deus os guarde e os abençoe sempre em Seu Amor, e em sua infinita misericórdia!!!

Leninha (Catequista)